Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Sertãozinho vai parar em protesto contra crise do setor sucroenergético | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Sertãozinho vai parar em protesto contra crise do setor sucroenergético

Uma cidade inteira parada em protesto pela inação governamental que já provocou o extinção de mais de 300 mil postos de trabalho nos últimos (Dados da FEA-RP/USP) seis anos e o fechamento de 80 usinas de açúcar e etanol. É isto o que autoridades e lideranças do setor sucroenergético prometem fazer nesta 3ª feira (27) em Sertãozinho.
O evento, que conta com o apoio das principais entidades do município, Prefeitura e Câmara Municipal à frente, marca o início do movimento “Governança Corporativa da Cadeia Produtiva Sucroenergética” que tem como objetivo principal a retomada dos investimentos neste setor que já foi vitrine mundial e colocou o Brasil na liderança da corrida pela produção de energia limpa e renovável.
A crise, que começou no início do segundo mandato do presidente Lula e se agravou com a chegada de Dilma Rousseff ao poder, está provocando o caos nos cerca de mil municípios canavieiros, provocando a queda na arrecadação, fechamento de unidades industriais e aumento brutal dos índices de violência. Os Estados também sentem as consequências e medidas anunciadas nos últimos dias, como o aumento da Cide para a gasolina e também aumento da mistura de etanol anidro à gasolina de 25% para 27,5%, não resolvem o problema.
Segundo Evandro Ávila, coordenador e porta-voz do projeto “Governança Corporativa”, que conta com o apoio dos trabalhadores e fornecedores de cana, bem como da indústria de base, dos usineiros e das principais cooperativas do setor, o protesto em Sertãozinho marca o início do levante da sociedade civil contra a falta de políticas públicas para o setor.
“Depois de Sertãozinho iremos em marcha à Brasília para dizer claramente que neste ano não teremos a safra canavieira se o governo não parar com este processo discriminatório e que está quebrando um dos mais importantes setores da nossa economia”, afirma Evandro Ávila.
Câmara Municipal
A partir das 18h desta segunda-feira (26) a Câmara Municipal de Sertãozinho se reunirá em sessão extraordinária para discutir com as principais lideranças do setor a crise da cadeia produtiva sucroenergético.
A concentração dos trabalhadores e fornecedores de cana de Sertãozinho e região está marcada para as 6h desta terça-feira em dois pontos: um em frente ao Centro Empresarial Zanini, onde se concentram o maior número de indústrias do município e o outro em frente à rotatória do hotel Ibis.
A rodovia Armando Salles de Oliveira deverá ficar bloqueada até o final do ato que, segundo o secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, deve reunir mais de 15 mil manifestantes. A Polícia Militar e a concessionária Vianorte cuidarão da segurança.
Os estabelecimentos comerciais da cidade, incluindo supermercados e postos de combustíveis, só abrirão suas portas após as 10h, horário previsto para o final da manifestação. Todas as indústrias liberarão seus trabalhadores para que participem do evento.
“Será um ato de protesto ordeiro, mas marcante. É um chamamento da sociedade civil e das autoridades para a gravidade da crise. Não dá mais para conviver com o fechamento de usinas e de indústrias e a repercussão que isto provoca em toda a cadeia produtiva bem como na economia em geral”, afirma o secretário.


Fonte: Da Redação

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3