Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Novo modelo de gestão de usina é repassado a canavieiros de PE | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Novo modelo de gestão de usina é repassado a canavieiros de PE

A Coagro, cooperativa de canavieiros cariocas que possui 9 mil membros, reativou a Usina Sapucaia este ano no RJ. A intenção é moer 1 milhão de ton. de cana, produzindo 1,5 milhão de sacas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol. O segredo do êxito do negócio é a gestão profissional. É justamente este modelo de administração que está sendo partilhado com a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) – órgão de classe que possui também uma cooperativa e vem se qualificando para, em solo local e junto aos parceiros, seguir os mesmos passos da Coagro. A Usina Cruangi, na Zona da Mata de PE, está na mira da AFCP

Conhecer as boas práticas nos canaviais, mas, sobretudo sobre a gestão bem-sucedida de usinas arrendadas e administradas por uma cooperativa de produtores de cana do Estado do Rio de Janeiro. Esta é a missão da diretoria da Associação dos Fornecedores de Cana de PE (AFCP), que, desde ontem (10), está na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, conhecendo os métodos da gestão ousada e profissional da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), que têm revitalizado o setor sucroenergético carioca, depois que, há anos, decidiu arrendar usinas fechadas para retomar a produção de açúcar e etanol naquela região. A Coagro, que possui 9 mil cooperativados, reativou este ano uma nova unidade indústria, a usina Sapucaia. A expectativa é moer 1 milhão de ton. de cana, produzindo 1,5 milhão de sacas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol. O montante previsto pela Coagro triplicará a produção da região.

É esta importante gestão dos produtores de cana carioca que está sendo compartilhada com a direção da AFCP, que também tem uma cooperativa de canavieiros (COAF) e vem se qualificando para, em solo estadual e junto com os parceiros, seguir os mesmos passos da Coagro. Dirigentes da COAF e da Cooperativo do Agronegócio de Cana-de-açúcar (Agrocan) também participam da visita ao Rio de Janeiro. A usina na mira da COAF é a Cruangi, fechada desde 2013. O seu arrendamento foi aprovado pelos credores em assembleia geral na semana passada, mas a cooperativa aguarda a parceria do novo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Nesta terça-feira (11), segundo dia de visita da comitiva pernambucana, a agenda será destinada para as reuniões administrativas, mas, a maior parte do tempo será voltado para conhecer o parque industrial da usina Sapucaia e a referida administração de destaque. A manutenção e os investimentos da unidade foram retirados dos recursos próprio da Coagro, que possui 4 mil cooperados na ativa, e arrendaram a usina Sapucaia por 30 anos.

Canaviais
Os agricultores pernambucanos passaram o dia de ontem (10) visitando os canaviais da Coagro. A safra de cana da região terá um incremento de quase 40% em função da reabertura da usina Sapucaia. Cerca de 5 mil hectares foram plantados para atender a demanda. Frederico Paes, presidente da Coagro, acompanhou a comitiva dos agricultores de PE. O tesoureiro e o superintendente da cooperativa também participaram da atividade. Além deles, a ação contou com a presença dos presidentes da OCB/RJ, Marcos Diaz, e da OCB/PE, Malaquias Oliveira, que incentivou a viagem da diretoria da AFCP.

“Fiquei impressionado com o êxito deles, mesmo diante de adversidades típicas dos canaviais do Nordeste, especificamente em relação à baixa pluviosidade (500 a 800 milímetros por estação chuvosa), além da baixa produtividade por hectare (40 a 50 ton.) – menor até que em PE.”, disse Lima. “Não há segredo, tudo é uma questão de gestão. E a deles é profissional e saneada”, frisa o dirigente.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3