Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Investidores estrangeiros voltam-se ao setor sucroenergético | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Investidores estrangeiros voltam-se ao setor sucroenergético

Investidores estrangeiros que se afastaram das usinas brasileiras em decorrência da inação governamental em relação as políticas públicas que deixaram de ser implementadas a partir do início do segundo mandato do presidente Lula e que foram ampliadas por Dilma Rousseff, voltam-se novamente a este mercado.
A alavancagem para este movimento decorre do pronunciamento feito pela ex-ministra Marina Silva, candidata a presidente pelo PSB, feito no último dia 28 durante visita feita à Fenasucro em Sertãozinho.
Na oportunidade, de forma contundente, a candidata criticou a omissão da presidente da República que, deliberadamente, derrubou o mercado de etanol, impondo gravíssimos prejuízos à toda a cadeia produtiva sucroenergética e também à Petrobras.
Nesta última sexta-feira (26), durante evento promovido pelo Gesucro - Grupo de Estudos para Gestão Sustentável da Cadeia Sucroenergética, em Sertãozinho, o consultor Marcos Antonio Françóia, da MBF Agribusiness, revelou que tem sido consultado por representantes de grupos de investidores estrangeiros que voltaram a se interessar pelo mercado brasileiro.
“Logo após a Fenasucro fomos procurados por gestores que representam estes fundos e já estamos trabalhando na prospecção de negócios para eles”, revelou Françóia. A revista Veja, em sua edição deste final de semana, publica na coluna “Radar” notícia que evidencia esta nova tendência.
A íntegra da nota, com o sugestivo título de “Com açúcar”, é esta:
“A recente captação bilionária de recursos para novos fundos de private equity por instituições como BTG Pactual, Gávea, Pátria e GP já movimenta o mercado que olha para o longo prazo.
Um setor específico tem capturado o olho dos gestores – o de açúcar e álcool. As conversas entre as partes já começaram. A avaliação é que o setor vai crescer, sejam que for eleito presidente”.
GESTÃO
No mesmo evento promovido pelo Gesucro, Renato Winogradow Vieira, diretor da DBW Databases, revelou que cresce o interesse dos empresários do setor sucroenergético em novas tecnologias para gestão e controle.
“Estamos percebendo grande interesse destes empresários principalmente em tecnologias que envolvem o ‘compliance’ fiscal, em razão da complexidade das leis e normas tributárias impostas pelos governos”, explicou.
Com o fim da CPFM o governo federal ampliou seu foco nas empresas para aumentar sua arrecadação de tributos. A utilização do sistema de controles eletrônicos através do sistema “Guardião” da Receita Federal tem obrigado as empresas a criarem estruturas novas e eficientes de gestão tributária.
“Quem não estiver atualizado com o que há de mais eficiente no mercado, corre o risco de acumular vultuosos prejuízos e até de encerrar suas atividades, tal é a sanha dos governos para aumentarem suas receitas tributárias”, acrescentou Renato Vieira.


Fonte: Da Redação

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3