Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Número de focos de incêndio dobra em todo o país em relação a 2013 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Número de focos de incêndio dobra em todo o país em relação a 2013

Tempo seco e quente elevaram o número de queimadas em todo o país. Porém a condição climática começa a mudar a partir de agora com a entrada da primavera. Com a nova estação, as chuvas retornam para o Centro-Oeste e Sudeste do país, regiões em que o índice de queimadas está elevadíssimo.

O número de focos de incêndio dobrou em todo o país em relação ao ano passado. De janeiro até agora, foram registrados 104.802 focos, o que representa aumento de 56% em comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Estado com maior número de queimadas é o Mato Grosso novamente. Já são 19,373 desde o começo do ano até hoje. Em segundo lugar fica o Pará, com 15,222 focos. Este número fica elevado neste período do ano devido a falta de umidade da Amazônia e o calor.

Número de queimadas é maior entre agosto e setembro

O período proibitivo para queimadas em Mato Grosso continua até o dia 30 de setembro, a determinação foi dada em função do tempo muito seco que predomina no Estado. A previsão da Somar Meteorologia é de chuvas isoladas e umidade relativa abaixo dos 30% no Estado. A expectativa é de chuva mais generalizada a partir do dia 27 de setembro, mas mesmo assim a estiagem prossegue até meados de outubro.

Agosto e setembro são os meses em que o número de queimadas é maior. Neste período, os focos aumentaram 65% em relação ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, foram 75.558 focos em todo o país entre agosto e setembro deste ano, contra 49.377 focos no mesmo período do ano passado.

Primavera e o retorno das chuvas para o Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste

Segundo os meteorologistas da Somar, esta estação marca o aumento gradual da ocorrência de chuva sobre boa parte do país. Esta mudança no regime de chuvas vai fazer o número de queimadas diminuir a partir de agora. Já que volta a chover sobre o Centro-Oeste, Sudeste e interior nordestino.



Fonte: Somar Meteorologia

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3