Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
PIB do agronegócio cresceu 0,56% em maio, estima CNA | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

PIB do agronegócio cresceu 0,56% em maio, estima CNA

Puxado pelo setor primário, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 0,56% em maio, de acordo com estimativa elaborada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No acumulado de 2014 até maio, o PIB do setor registra alta de 1,79%.

De acordo com a CNA, o PIB do setor primário, que envolve as atividades “dentro da porteira”, registrou avanço de 0,99% em maio. Entre janeiro e maio, a alta é de 3,49%. Em relatório, a CNA destaca que o desempenho de culturas como algodão, arroz, banana, cacau, laranja, mandioca, soja, trigo, café e uva. De acordo com a entidade, tanto o volume quanto os preços contribuiram para elevar o PIB do setor primário no período.

Em relação à pecuária, o desempenho também foi positivo, com alta de 1,2% em maio e de 3,89% no acumulado do ano. Nos casos da pecuária de corte e avicultura de postura (produção de ovos), o nível de preços mais elevados ajudaram a elevar o faturamento dos dois segmentos entre janeiro e maio, em 15,98% e 11,80%. Na avicultura de corte (produção de carne de aves, sobretudo de frango), a forte queda dos preços resultou em faturamento 2,5% menor, contribuindo negativa para o PIB da pecuária no período.
Para o restante do ano, porém, a CNA está cautelosa. De acordo com a entidade, o desempenho do agronegócio no ano pode ser afetado pela queda dos preços das commodities agrícolas. “O bom desempenho do agronegócio neste início de 2014 deve ser considerado com cautela, uma vez que para os próximos meses a expectativa é de desaceleração nas cotações”, informa a CNA, em relatório.


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3