Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CARTA DO PRESIDENTE | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CARTA DO PRESIDENTE

Caros Colegas,
Estou vivendo esta etapa de minha vida por colaboração a classe, não tenho interesses outros, faço com prazer e dedicação total, com um só foco, os fornecedores de cana.
Nestes seis meses que se completam, me dediquei ao limite, estudos, reuniões com meus associados e a Coopercitrus, lideranças do setor, atual e do passado, lideres de associações, sindicatos patronais e trabalhadores, Palestras e Simpósios, Ministério do trabalho, S.R B - Ex Ministros, Políticos diversos de S.P, Brasília. Fui à mídia falada e escrita por algumas vezes, e em todos estes contatos procurei transparência total, enfatizando a realidade triste que estamos vivendo.
Sinto que tenho ajudado, tenho como responsabilidade a Assovale e via transversa a Coopercitrus, e juntos somamos mais de 20.000 agricultores, pois temos o aval do presidente dessa co-irmã. Comungamos com as mesmas ideias.
Sei dos problemas financeiros que muitas Usinas veem sofrendo, como sei as que não aguentaram.
Por estes problemas não podemos culpar os tristes acontecimentos climáticos, pragas, crise mundial, preço imposto pelo governo no litro da gasolina, creio que tais resultados veem de mais de uma década, tais empresas não focaram na gestão administrativa, planejamento e principalmente na falta de gestão agrícola, pois a meu ver uma Usina sem canavial produtivo está fadada a quebrar, razões essas que levaram a esta situação melancólica atual.
As exceções são aquelas que foram cuidadosas em seus planejamentos e trabalharam sério. Crises sempre existiram, são cíclicas, por isto nos bons momentos devemos poupar e se fortificar nas bases para um futuro seguro.
Este dever de produção agrícola tem que ficar com o produtor de botina, o de raiz, olho do dono, os verdadeiros FORNECEDORES DE CANA. Esta provado que produzem mais e mais barato. É dever da Orplana ser escudeira leal de todos.
Este caminho do arrendamento, é perigoso, não tem volta, a visão só do dinheiro é uma falta de responsabilidade social, devemos por tudo e por todos, derramarmos sangue pelos fornecedores de cana, não podemos deixar que aluguem suas terras, esta é a tarefa essencial de nossas associações.
Temos que apresentar nossa importância para as usinas, elas precisam saber de nossas limitações e juntos com planejamento acharmos uma saída sustentável para ambos.
Urgente! Para ontem, todos nós que estamos aqui, precisamos nos mobilizar e correr atrás de lideranças Políticas em São Paulo e em Brasília, para estancar estas medidas sem logica que nos inviabilizam de produzir, não podemos continuar com ações moderadas.
Temos que ter consciência que nossa terra produz outras culturas, é só mudarmos, somos da terra, é só mudarmos nossos números e viver com parcimônia, o que já estamos acostumados. A Usina é só cana.
Pequenos e médios fornecedores não tem condições de cumprir as exigências da NR 31 entre outras, vamos lutar pelo plantio de caminhões, carretões ou coisa parecida, pedir um tempo para nos ajustarmos. O fogo, com estas medidas que parece vir pode quebrar qualquer fornecedor rapidamente, estamos sem saber o que fazer, entendimento e mudanças tardam, vamos mudar esta realidade. Tudo é possível basta acreditar.
Não conseguimos fazer nosso CCT, se tentarmos vamos quebrar! Isto é tarefa para usina. Muitas já não aceitam entregas individualizadas de fornecedor, atrapalha o “TIME” de sua logística de transporte. Nosso serviço é da porteira para dentro!
Nossas transações têm que ser em moeda ATR sempre, Usinas, Orplana e Única sabem de custos, e com precisão. Se esta ruim para um deve estar para todos.
Ver formas das usinas e fornecedores fazerem contratos na moeda ATR por longo prazo, duradouros, assim conseguiríamos parcerias mais saudáveis, dando segurança a ambas as partes.
ATR relativo? Justo, mas de maio a outubro, o resto é iniciativa da Usina não temos nada com isto. Isto é Natureza.
Sugestão-**** Nas reuniões de sexta – feira deveríamos discutir problemas inerentes aos fornecedores naquele momento, sugestões, dúvidas e problemas de cada associação, temos muitas diferenças de região para região.
Por hora é só, OBRIGADO!

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3