Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Efeitos do Migdolus na cana são mais evidentes durante os períodos em que as plantas estão sujeitas a déficit hídrico | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Efeitos do Migdolus na cana são mais evidentes durante os períodos em que as plantas estão sujeitas a déficit hídrico

O Migdolus fryanus é um besouro da família Cerambycidae, que, em sua fase larval, ataca e destrói o sistema radicular de várias culturas, entre elas a cana-de-açúcar. As perdas provocadas por esse inseto podem variar de algumas toneladas de cana por hectare até, na maioria dos casos, a completa destruição da lavoura, resultando na reforma antecipada mesmo de canaviais de primeiro corte.

As larvas do migdolus destroem o sistema radicular da cana-de-açúcar de qualquer idade, perfurando-os em todos os sentidos e alimentando-se dele, podendo destruir o rizoma por completo. Em canas jovens, as touceiras aparecem parcial ou totalmente secas e as falhas podem ser numerosas. Em canas mais velhas, as touceiras atacadas apresentam aspectos e canas afetadas por seca ou fogo.

Os efeitos são mais evidentes durante os períodos em que as plantas estão sujeitas a déficit hídrico, quando é possível encontrar números elevados de larvas junto às touceiras atacadas. Os adultos também podem fazer orifícios nos toletes. Por viver debaixo da terra e só sair na superfície por um curto período de tempo – para as revoadas de acasalamento – a praga é difícil de ser encontrada, o que prejudica seu controle. Os danos ao canavial são irreparáveis: de queda da produtividade à perda da plantação.

O “Posicionamento de produtos químicos para controle de Migdolus e outras pragas de solo”, será uma das palestras do INSECTHSOW – 10º Seminário sobre Controle de Pragas da Cana – realizado pelo grupo IDEA nos dias 23 e 24 de julho em Ribeirão Preto, SP. Simultaneamente ao seminário, acontece o 3º Encontro sobre Controle de Doenças da Cana-de-Açúcar.

Informações e inscrições pelo site: www.ideaonline.com.br


Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3