Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Queda do etanol chegará ao consumidor nas próximas semanas | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Queda do etanol chegará ao consumidor nas próximas semanas

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) avalia que a queda nos preços do etanol registrada nas usinas, por conta do aumento da oferta no início da safra, deverá ser repassada ao consumidor, nos postos, nas próximas semanas.

Segundo nota da Unica divulgada nesta terça-feira, nos últimos 27 dias, enquanto o preço do etanol hidratado (usado nos veículos flex) recebido pelas usinas no Estado de São Paulo caiu 19,31 por cento, nos postos de combustíveis a retração foi menor, de apenas 0,49 por cento.

"A expectativa é que a demanda pelo biocombustível aumente nas próximas semanas, quando esta queda no preço do produtor será efetivamente repassada ao consumidor final", disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, no comunicado.

A afirmação foi feita apesar da uma queda na moagem de cana do centro-sul, com muitas usinas postergando o início das atividades, o que afetou a produção no acumulado da safra, iniciada oficialmente em 1º de abril.

A produção etanol hidratado (para uso diretamente nos veículos) caiu quase 9 por cento no acumulado da safra, para 1,12 bilhão de litros no período, enquanto a de etanol anidro (misturado à gasolina) subiu 31,3 por cento, para 524 milhões de litros.

A produção total de etanol (anidro e hidratado) no acumulado da safra subiu 1,07 por cento, para 1,64 bilhão de litros.

Já as vendas de etanol em abril pelas unidades produtoras da região centro-sul somaram 1,81 bilhão de litros, aumento de 10,6 por cento ante o mesmo período do ano anterior. "Este crescimento decorre essencialmente da expansão do volume comercializado no mercado doméstico, que somou 1,64 bilhão de litros...", disse a Unica.

As vendas internas de etanol anidro totalizaram 662,12 milhões de litros em abril, aumento de 19,71 por cento sobre o valor registrado no último ano, quando o teor do produto adicionado à gasolina era de 20 por cento --atualmente, está em 25 por cento. Já o montante comercializado de etanol hidratado, atingiu 979,92 milhões de litros, próximo aos 1,02 bilhão de litros verificados em 2013.
As exportações, por sua vez, alcançaram 170,28 milhões de litros no mês, mais do que o dobro do volume exportado em abril de 2013.

"Esse incremento deve-se a uma janela de oportunidade de exportação ao mercado americano, cuja remuneração foi cerca de 4,0 por cento superior àquela proporcionada pela comercialização do etanol anidro no mercado interno", acrescentou a entidade, ressalvando que "este é um movimento pontual, não comprometendo a garantia de oferta do produto para o mercado doméstico"


Fonte: Reuters

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3