Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Expansão de canaviais já afeta microclima na região | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Expansão de canaviais já afeta microclima na região

A expansão da cana-de-açúcar e a degradação da pastagem já estão afetando o microclima na região

A expansão da cana-de-açúcar e a degradação da pastagem já afetam o microclima de cidades da região de Araçatuba. Entre 2006 e 2008, a área destinada à produção sucroalcooleira saltou 333,7% nos municípios de Ilha Solteira, Itapura, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Suzanápolis. Medições feitas antes e depois do período mostram o aumento médio de 4ºC na temperatura do conjunto solo/planta. Na prática, o que se percebe é a diminuição da capacidade do solo de segurar água, aumentando a necessidade de sistemas de irrigação nas plantações.


Os números foram apresentados na última quinta-feira (27) durante a dissertação de mestrado pela Unesp de Ilha Solteira do engenheiro agrônomo Diego Gonçalves Feitosa. Resultados da pesquisa, em que foram utilizadas imagens de satélite, revelaram diminuição da cobertura verde na região estudada. O quadro está diretamente ligado à evapotranspiração (perda de água por evaporação) do solo.

Em entrevista, o mestrando explicou que não houve desmatamento. "No entanto, se existissem mais matas por ali, os resultados certamente não seriam tão negativos." De acordo com Feitosa, o recuou da cobertura se dá pela característica de colheita da cana-de-açúcar, em que a palhada costuma cobrir o solo, ou pelas características da pastagem utilizada na pecuária extensiva.

USINAS
Nas proximidades das cinco cidades envolvidas existia apenas uma usina de açúcar e álcool até 2006. Hoje, segundo Feitosa, são quatro. Em 2006, existiam por ali 17,5 mil hectares de cana-de-açúcar. Em 2011, já eram computados 72,2 mil hectares. "O grande problema da cana é na colheita, quando sobra muita palha, e isso influencia negativamente a troca de energia do ambiente, dificultando ao solo segurar água", explica.


Fonte: Jornal Dia Dia

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3