Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Amendoim aumenta a rentabilidade de produtores de cana e ajuda o caixa de usinas | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Amendoim aumenta a rentabilidade de produtores de cana e ajuda o caixa de usinas

Basicamente 80% da produção de amendoim no País está estabelecida em áreas de rotação com canavial e pastagens, especialmente em São Paulo e estados vizinhos, como Minas Gerais e Paraná.

Adotar culturas de ciclo curto, como algumas oleaginosas, tem importância agronômica, uma vez que permite recompor os nutrientes das áreas. A rotação também permite, caso se adote grãos, obter uma renda extra numa faixa de terra que estaria parada, apenas esperando o momento propício para receber o plantio da cana. Mas não são todos os empresários de usinas que adotam essa estratégia. Muitos são reticentes, por temer, por exemplo, que a dedicação ao amendoim atrapalhe o planejamento da unidade.

Mas para especialistas, o amendoim é a melhor opção para fazer rotação de cana. Deixa muita matéria orgânica na lavoura. Enriquece o solo para o plantio canavieiro. Além disso, o amendoim é viável em pequenas áreas, diferente da soja, que precisa de produção em escala para ser viabilizada.

Segundo José Arimatéa Calsaverini, superintendente da Coplana (Cooperativa Agroindustrial), situada em Jaboticabal, arrendar área para amendoim é medida inteligente. Há estimativa de usina indicando que cerca de 20% dos custos de plantio de cana se consegue reduzir no composto dos benefícios da rotação com amendoim. De acordo com ele, o modelo de produção de amendoim em rotação com cana torna a região Nordeste do Estado na maior produtora nacional do grão.

De renda extra para renda principal –
Nesses anos de crise no setor sucroenergético, o amendoim passou a ser um aliado para que o produtor se mantenha no cultivo da cana e possa investir em tratos culturais. Jeferson Scola produz cana em 80 alqueires na região de Pederneiras e fornece para a Zilor. Cultiva amendoim em uma área de 150 hectares liberados pela usina. Nos últimos três anos, a renda conquistada pelo amendoim tem salvo a lavoura, inclusive a da cana, pois financia os investimentos nos tratos culturais da cana. "De renda extra, o amendoim passou a ser minha principal renda, já que está remunerando mais que a cana", diz.

Buscar alternativas para aumentar a rentabilidade do setor é fundamental, e quem deseja saber mais sobre os benefícios da rotação da cana com amendoim, pode conferir a palestra de Paulo Humberto Henn (Coplana), durante o 12º Seminário de Produtividade e Redução de Custos, promovido pelo Grupo IDEA, nos dias 4 e 5 de dezembro em Ribeirão Preto.

Informações e inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/12-seminario-sobre-produtividade-e-reducao-de-custos-da-agroindustria-canavieira


Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3