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Usinas indianas de açúcar em dificuldade buscam alívio no etanol | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Usinas indianas de açúcar em dificuldade buscam alívio no etanol

Usinas indianas de açúcar em dificuldade financeira estão buscando alívio na produção de etanol de cana, à medida que o governo aumenta a pressão sobre os revendedores de combustíveis para reduzir importações de petróleo com a mistura do biocombustível na gasolina.

O governo indiano busca maneiras de cortar seus custos com petróleo em cerca de 20 bilhões dólares, em meio a uma batalha contra um déficit recorde em conta corrente. O país pode economizar cerca de 1 bilhão de dólares com importações anuais de petróleo com seus esforços para fazer as empresas do setor atingirem a meta de 5 por cento de mistura de etanol na gasolina.

Se a Índia atingir a meta de mistura em 2013/14, será a primeira vez que isso ocorrerá desde a introdução do sistema há mais de seis anos. Isso poderá elevar os rendimentos das usinas endividadas do segundo maior produtor mundial de açúcar e ajudar a evitar o notório ciclo de excesso e escassez no plantio indiano de cana.

Com as usinas indianas produzindo etanol a partir do melaço, um subproduto da produção do açúcar, a redução das variações no ciclo de produção de cana também garantiria uma produção mais estável de açúcar. Isso daria uma maior estabilidade aos preços da globais da commodity, com a Índia menos propensa a oscilar entre as exportações líquidas e as importações de açúcar.

Desentendimentos entre as usinas e as empresas de petróleo sobre as precificações têm, no entanto, atrasado o progresso desde que a Índia lançou seu ambicioso programa de mistura de etanol em 2006, tentando imitar o sucesso da indústria de biocombustíveis do Brasil.

Petroleiras estatais como a Indian Oil Corp Ltd, a Hindustan Petroleum Corp e a Bharat Petroleum Corp têm sido muito mais receptivas às demandas das usinas sobre os preços desde que a rupia caiu para mínimas recordes em agosto, elevando os custos de importação de petróleo bruto. Tais empresas importam petróleo para produzir produtos refinados como diesel e gasolina.

"As empresas de petróleo não veem problemas em pagar mais pelo etanol (do que no ano passado), já que elas estão comprando petróleo importado a preços muito mais altos por conta da fraqueza da rupia", disse Deepak Desai, consultor chefe da Ethanol India, uma empresa privada que ajuda a montar unidades de produção de etanol.

As usinas forneceram etanol a cerca de 38 rupias por litro na última licitação, com a gasolina custando 46 rupias por litro.

Um programa bem sucedido de mistura de etanol pode enfraquecer o ciclo indiano de excesso e escassez ao proporcionar uma demanda consistente por cana, disse o presidente da Associação de Comerciantes de Açúcar de Mumbai, Ashok Jain.

Participantes do mercado estimam também que a mistura de etanol na gasolina tem espaço para crescer além dos 5 por cento, observando a mistura compulsória no Brasil, atualmente em 25 por cento.

Por outro lado, um aumento no percentual da mistura para acima de 10 por cento parece ser improvável no curto-prazo, porque demandaria modificações nos motores dos automóveis.

Além disso, há também o fato de que qualquer fortalecimento da rupia pode tornar a mistura menos atraente, uma vez que o petróleo bruto importado ficaria mais barato novamente.


Fonte: Reuters

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