Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Etanol perde espaço no mercado de Ribeirão Preto | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Etanol perde espaço no mercado de Ribeirão Preto

Os ribeirão-pretanos estão abastecendo menos com etanol e preferindo a gasolina na hora de encher o tanque. Mas a cidade se mantém como a terceira que mais consome o combustível de cana no Estado, segundo levantamento da Secretaria de Energia de São Paulo.

Conforme o Anuário Estatístico de Energéticos por Municípios, que tem como base o ano de 2012, Ribeirão Preto é responsável por 2,4% de todo o etanol consumido no Estado, atrás apenas da capital (23,5%) e Campinas (3,2%).

Mas o combustível perdeu espaço no tanque dos veículos que circulam pela cidade: a queda no consumo foi de 15% no ano passado, em relação a 2011.

Segundo a secretaria, foram vendidos 140,6 milhões de litros de etanol em 2012, contra 165,6 mil litros no ano anterior.

Na contramão veio a gasolina e o diesel, que aumentaram em 13% e 2% sua participação de vendas na cidade.

"A explicação para esse movimento é simples: a da substituição. Como o etanol subiu de preços no ano passado, os consumidores optaram pela gasolina, que é um bem substituto para muitos, por conta dos carros flex", diz o economista Edgard Monforte Merlo, especialista em varejo e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (FEA-RP/USP).

O alimentador de linha de produção Luiz Souza, 31 anos, é prova desse comportamento. "Passei a abastecer com gasolina por causa de preço e não parei mais", diz


Fonte: Jornal A Cidade de Ribeirão Preto

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3