Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Campo com cana gigante | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Campo com cana gigante

No campo com variedades e clones do Centro Cana IAC, em Ribeirão Preto, encontram-se variedades de cana com potencial superior a 300 toneladas por hectare e seis metros de altura

Por Luciana Paiva
Desde junho de 2013, quando o FaceBook da revista CanaOnline divulgou foto com variedades de cana com seis metros de altura, plantadas no Centro Cana do Instituto Agronômico (IAC), esse fenômeno passou a chamar a atenção das pessoas. Agora em setembro, na semana do 7º Grande Encontro sobre Variedades de Cana, promovido pelo Grupo IDEA, em uma das chamadas de divulgação do Encontro no FaceBook da CanaOnline, inserimos novamente foto das canas gigantes, e o post bombou, só ele teve quase 30 mil visualizações, 190 pessoas curtiram, 346 compartilharam e 25 comentaram.

As pessoas querem saber mais sobre essas variedades, se alcançam essa altura toda, qual a produtividade, qual o teor de sacarose e como é a colheita. O pesquisador Marcos Guimarães Landell, diretor do Centro Cana do IAC, explica, que no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, há o museu vivo de variedades com os tipos de canas lançadas nos últimos 15 anos, entre elas as mais recentes, que em testes de potencial biológico, conseguem atingir acima de 300 t/ha, com cerca de seis metros de altura.

Landell ressalta que esses índices foram alcançados em condições ideais de manejo, entre eles o uso de irrigação. Assim, o resultado é subjetivo porque depende do manejo do produtor e das influências climáticas. “Entre produtividade de biomassa e teor de sacarose as novas variedades estão produzindo 10% a mais que as usadas na primeira metade desta década. Esse ganho pode chegar aos 30% se os produtores explorarem o potencial desses materiais, associando-os aos ambientes de produção adequados”, salienta.

Confira matéria na íntegra na edição 4 da revista digital CanaOnline – acesse – www.canaonline.com.br


Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3