Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Usina de etanol movimenta economia no município de Pedro Afonso | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Usina de etanol movimenta economia no município de Pedro Afonso

A usina gera mais de 1200 empregos diretos.
A colheita da cana de açúcar começa em abril e vai até o final de dezembro.

O município de Pedro Afonso, que fica a 173 km de Palmas, é um dos principais produtores de grãos do Tocantins, mas a região está investindo também na produção de cana de açúcar. Só em 2013 foram cultivados mais 30 mil hectares e toda a produção é destinada à usina de álcool da cidade. A instalação da usina de etanol no município criou mais de 1200 empregos diretos. Boa parte dos trabalhadores veio de outros estados.

O gerente geral da usina, Humberto Delgado, veio para Pedro Afonso com a missão de instalar a usina. Para ele este foi um grande desafio, já que não havia nenhuma tecnologia da cultura da cana desenvolvida na região. “O investimento foi tanto na área agrícola, no desenvolvimento de variedades que são importantes e que respondem melhor ao nosso clima e ao solo que a gente tem aqui. E também no processo industrial, nós investimos bastante, também, em tecnologia dentro da usina para fazer da maneira mais eficiente possível”, explica.

tualmente a empresa, em parceria com a escola agrícola do estado, oferece cursos técnicos voltados para esta área, para que os empregos possam ficar com a população local. Magali Rodrigues faz o curso técnico de açúcar e álcool e já está de olho na oportunidade “Quero ter um trabalho e ter um grande futuro pela frente” diz a jovem tocantinense.

A colheita da cana de açúcar começa em abril e vai até o final de dezembro. O bagaço da cana também é utilizado para a produção de energia elétrica limpa. Antes o bagaço era um problema para as usinas, mas com os novos equipamentos ele se transformou em um produto importante, deixou de ser um resíduo e se transformou em matéria prima para gerar energia.


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3