Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Produção brasileira de biodiesel no primeiro semestre é recorde | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Produção brasileira de biodiesel no primeiro semestre é recorde

Por Jaqueline Brunet

O Brasil produziu até Junho de 2013 mais de 1,4 bilhão de litros de biodiesel, crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidos 1,24 bilhão de litros. "Aumento do consumo de diesel no Brasil, percentual de mistura obrigatória e a supersafra de soja são fatores que impulsionaram este crescimento" afirma Leonardo Zilio, assessor econômico da Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos vegetais. O volume é recorde para os seis primeiros meses do ano, segundo dados da Abiove com informações da ANP - Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis.

Em Junho, a produção foi superior a 236 milhões de litros, um crescimento de 10% em relação ao volume de igual período de 2012. O óleo de soja segue como a principal matéria-prima para a produção de biodiesel. De janeiro a abril a oleaginosa - carro-chefe do agronegócio nacional - foi a fonte de 71% do biocombustível fornecido, seguido pelo sebo bovino, com uma fatia de 20%.

As regiões Centro-Oeste e Sul respondem juntas por mais de 75% da produção nacional de biodiesel, com quase 494 milhões de litros no acumulado do ano. "Há alguns anos que estas regiões estão no topo da produção nacional, e a tendência é de que elas se mantenham, graças ao complexo soja", acrescenta Zilio. Em seguida, no ranking de produção de biodiesel a partir da soja estão as regiões Nordeste e Sudeste, com 134 milhões de litros e 381 milhões de litros respectivamente.

Segundo o assessor econômico da Abiove, não há grandes perspectivas de crescimento para o segundo semestre de 2013, "em torno de 3 bilhões de litros de biodiesel". De Janeiro a Maio de 2013, a demanda doméstica por diesel aumentou 6,7% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado.

O crescimento da produção brasileira de biodiesel acompanha a tendência de elevação no consumo de diesel do tipo B, resultado da mistura de 95% de diesel comum com 5% de biodiesel. A Abiove defende um aumento de mistura chamado B7 - 93% de diesel comum com 7% de biodiesel - e consequentemente aumento de produção.


Fonte: Universo Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3