Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Acordo de Mercosul e UE favorece agricultura, diz autoridade | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Acordo de Mercosul e UE favorece agricultura, diz autoridade

A negociação para a assinatura de um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) encontra-se no seu momento mais sensível, mas cabe ao bloco sul-americano encontrar seus caminhos, disse a chefe da delegação da UE, Ana Paula Zacarias, que participou nesta quarta-feira, 25, de reunião sobre o tema na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A embaixadora ressaltou ainda que o setor da agricultura poderá ser o que mais se beneficiará do acordo entre o Mercosul e a UE. 'Fala-se muito sobre a agricultura do Brasil, mas sabe-se muito pouco sobre a legislação agrícola da União Europeia que acabou de ser aprovada', disse a embaixadora, acrescentando que o tema demandará várias reuniões.

'O nosso mandato da União Europeia é para negociarmos com o Mercosul e é isso que vamos fazer', disse Ana Paula, após deixar a reunião com 28 embaixadores de países que compõem os dois blocos. Perguntada como vê a postura da Venezuela, que já afirmou que vai participar da assinatura de um eventual acordo comercial entre os dois blocos, a embaixadora disse que, como o acordo é com o Mercosul, a Venezuela terá que assiná-lo.

A embaixadora se esquivou de responder como ficariam as tarifas para o comércio de bens entre os dois blocos. Limitou-se a dizer apenas que o acordo contemplaria a transferência de tecnologia e modernização do parque produtivo brasileiro. Ana Paula também disse que espera que as propostas dos dois blocos sejam trocadas até o fim deste ano. Mas antecipou que as negociações podem se estender além do previsto.


Fonte: Agência Estado

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3