Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Hidrelétrica de Santo Antônio anuncia ampliação | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Hidrelétrica de Santo Antônio anuncia ampliação

A concessionária responsável pela construção e pela operação da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), anuncia hoje que o projeto de ampliação da usina foi aprovado por seus acionistas e começa a sair do papel imediatamente. O investimento é estimado em R$ 1,5 bilhão. Com mais seis turbinas, a usina aumentará sua capacidade de 3.150 para 3.569 megawatts (MW), um acréscimo suficiente para fornecer eletricidade a cerca de três milhões de pessoas.

Na semana passada, o conselho de administração da Santo Antônio Energia deu sinal verde ao projeto de expansão, que ficará pronto no segundo semestre de 2016. O aval veio após a aprovação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de dois pedidos apresentados pela concessionária. Mesmo assim, a briga com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela usina de Jirau - também no rio Madeira -, não chegou ao fim.

Dos 207 MW médios de energia assegurada com a ampliação, a Aneel determinou que 24,3 MW médios sejam repassados de Santo Antônio para a ESBR, em um mecanismo conhecido como cessão de lastro. Essa exigência decorre do fato de que uma nova expansão de Jirau fica tecnicamente comprometida com o projeto de Santo Antônio. Por isso, a Aneel resolveu "compensar" a ESBR, cuja hidrelétrica está localizada rio acima (a montante).

Controlada por Furnas e pela Odebrecht, a Santo Antônio Energia já entrou com recurso administrativo na própria agência reguladora, a fim de rever a cessão de lastro. Caso não sejam bem sucedidos no recurso, seus acionistas estão dispostos a ir à Justiça contra a decisão da Aneel.

De qualquer forma, o projeto de ampliação está garantido e será anunciado na manhã de hoje, em Brasília. A decisão sobre o projeto precisava ser tomada nos últimos dias para que não se perdesse a "janela hidrológica" das obras. Seis turbinas adicionais serão instaladas na casa de força quatro da usina. Originalmente, 44 máquinas estavam previstas, com investimento total de R$ 14 bilhões na hidrelétrica.

Na semana passada, a Aneel aprovou dois pedidos que a concessionária classificava como fundamentais para tirar o projeto da gaveta: um desconto na tarifa de transmissão para escoar a energia adicional de Santo Antônio e o prolongamento do cronograma das obras. Agora, as turbinas da casa de força quatro vão entrar em operação comercial gradualmente, entre novembro de 2015 e novembro de 2016.

Dadas as dimensões das usinas no rio Madeira, a ampliação de Santo Antônio gera, sozinha, um ganho de capacidade equivalente à toda a hidrelétrica de Sinop, no rio Teles Pires, único projeto de grande porte do último leilão de energia A-5, que ocorreu em agosto. Sinop tem potência instalada de 400 MW. Para executar a ampliação, Santo Antônio terá sua cota (altura do reservatório) elevada de 70,5 para 71,3 met


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3