Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Produtividade elevada é fator positivo | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Produtividade elevada é fator positivo

Campo bom para culturas lucrativas ajuda a elevar os preços no Escritório Rural de Ribeirão

Em terras rurais valorizadas pela expansão imobiliária, a produção predominante é de cana-de-açúcar.

Estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA), mostra que 355 mil hectares nas 19 cidades que fazem parte do Escritório de Desenvolvimento Rural de Ribeirão (EDR), são destinados à cultura.

“O alto valor apresentado no EDR, também reflete as expectativas de lucro geradas pela produção nas terra da região e cana contribui para isso”, disse Felipe Pires de Camargo, pesquisador científico do IEA.

Ainda segundo o pesquisador, tradicionalmente, a região tem áreas rurais valorizadas pelas boas condições de clima, localização e produtividade.

Atraído por todos esses fatores, o vendedor Antônio Orioli, 58, e sua família decidiram comprar seu primeiro pedaço de terra, há 35 anos.

“Naquela época já era muito difícil, pois o valor da terra já era alto demais. Hoje, então, nem se fala”, diz o agricultor que tem uma produção de abacate em Jardinópolis.

“Mas investir alto naquela época compensava, porque aqui é um dos melhores lugares para a produtividade. Além do mercado consumidor ser forte e o escoamento da produção ser facilitado.”

A produção da família, que também tem terras em Altinópolis e Batatais, vai para todo o País.

Expansão
Já hoje, para conseguir expandir a produção familiar, Orioli teve de investir em terras em São Sebastião do Paraíso e Uberaba, Minas Gerais.

“Lá conseguimos investir porque o valor é mais baixo. Aqui na região é praticamente impossível o produtor comprar para expandir, só grandes empresas conseguem mesmo”, diz o produtor.

Medida para negociação também mudou
Tradicionalmente negocia em alqueires ou hectares, as terras rurais agora passaram a ser negociadas em medidas menores na região.

“Antes, a medida para a definição de preços era em escala mais alta. Hoje, com o interesse de construtoras, já se fala em metro quadrado, um padrão da construção civil”, afirma Genésio Abadio de Paula e Silva, vice-presidente do Sindicato Rural de Ribeirão


Fonte: Jornal A Cidade de Ribeirão Preto

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3