Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CATI Regional Bragança Paulista realiza Curso de Olericultura | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CATI Regional Bragança Paulista realiza Curso de Olericultura

A CATI Regional Bragança Paulista realizou, no final de junho, o primeiro módulo do Curso de Olericultura, no município de Socorro, Bairro dos Pereiras. A capacitação faz parte das atividades previstas no Plano de Trabalho de Apoio à “Cooperativa Entre Serras e Águas” de Bragança Paulista, elaborado pelos técnicos da CATI Regional e da Divisão de Extensão Rural (Dextru) no final do ano de 2012, visando atender à demanda apresentada pela entidade. “Faz parte, também, das atividades do Projeto Regional de Olericultura”, explicou o engenheiro agrônomo Marco Roberto de Faria.

Este apoio visa levar aos produtores cooperados assistência técnica e planejamento de plantio, com o objetivo de atender, principalmente, as demandas de políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que vêm tendo cada vez maior participação dos produtores rurais da Entre Serras e Águas.

A capacitação, que teve o apoio da Casa da Agricultura de Socorro, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Hiromitsu Gervásio Ishikawa, da Dextru/CATI, com participação do assistente da CATI Regional Bragança Paulista, Marco Roberto de Faria. Estiveram presentes produtores de diversos municípios atendidos pela CATI Regional, como Nazaré Paulista, Joanópolis, Vargem, Bragança Paulista, Atibaia e Socorro, todos produtores cooperados da Entre Serras e Águas.

A atividade contou com a apresentação dos conceitos básicos de implantação de olerícolas, desde o preparo e correção do solo (pH, fertilidade), formação de canteiros e leirões, qualidade de mudas, uso de mulching, irrigação localizada, dentre outros.

“O curso teve o objetivo de apresentar uma metodologia prática, visando facilitar o aprendizado e a participação de todos os produtores”, explicou Hiromitsu Gervásio.

Além dos cursos, a CATI tem realizado visitas periódicas aos produtores cooperados, levando assistência técnica. Estas visitas, previstas do Plano de Trabalho, tem sido realizadas regularmente pelos engenheiros agrônomos Hiromitsu Gervásio e Marco Faria, sempre acompanhados pelo técnico da Casa da Agricultura local.

“Vale lembrar que a Cooperativa Entre Serras e Águas teve um Plano de Negócio aprovado na segunda Chamada do Microbacias II – Acesso ao Mercado, então todo o trabalho que vem sendo realizado vai ser complementado com a chegada destes incentivos. E para setembro já está previsto o Módulo II, provavelmente na cidade de Bragança Paulista”, adiantou Marco Faria.



Fonte: CATI On-Line

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3