Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
"Agroenergia em Curso" e inauguração de usina levam jornalistas ao MS | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

"Agroenergia em Curso" e inauguração de usina levam jornalistas ao MS

Na atual conjuntura do setor sucroenergético nacional, inaugurações de novas usinas se tornaram algo muito raro. Por isso, o lançamento oficial de uma nova unidade, construída por uma das principais empresas produtoras de alimentos e energia renovável da América do Sul, a Adecoagro, acabou se tornando uma das principais atrações da segunda edição do “Agroenergia em Curso – Programa de Aperfeiçoamento sobre o Setor Sucroenergético,” iniciativa do Projeto AGORA que reuniu 17 jornalistas de diversas regiões do País em Mato Grosso do Sul nos dias 25 e 26 de abril.

Em parceria com a Adecoagro, os jornalistas tiveram a oportunidade de visitar uma região inserida na chamada nova fronteira de expansão da cana-de-açúcar. A programação incluiu uma série de palestras sobre temas atuais, conduzidas por alguns dos mais renomados especialistas do setor sucroenergético nacional. No segundo dia, o grupo participou da inauguração da nova usina da Adecoagro no município de Ivinhema (MS), realizando visitas às atividades agrícolas e industriais da unidade, que tem capacidade para processar até seis milhões de toneladas de cana por safra, além de cogerar em torno de 115 MW de bioeletricidade.

As visitas ao canavial e à usina, acompanhadas também por um grupo de investidores da Adecoagro, foram os momentos mais produtivos e elogiados pelos jornalistas devido à forte interação com representantes do setor. Entre os participantes estavam o diretor da Adecoagro no Brasil, Marcelo Vieira e a diretora-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elisabeth Farina. A UNICA é uma das 10 entidades e cinco empresas parceiras do Projeto AGORA, organizador do Agroenergia em Curso.

O colunista de economia da Folha de S.Paulo, Mauro Zafalon, que já possui ampla experiência cobrindo o setor, aproveitou a ocasião para acompanhar as novas tecnologias que estão sendo utilizadas na usina e ampliar seu relacionamento com os especialistas. “A iniciativa do Projeto AGORA é importante por seu aspecto educacional. Conhecer o funcionamento de uma usina e conversar com seus empresários e colaboradores proporciona ao jornalista uma base mais aprofundada no momento de escrever um texto,” disse.
“A ideia de reunir jornalistas, especialistas, investidores e executivos do setor é algo que deve se repetir mais vezes. Quanto mais nos aproximarmos dos assuntos do agronegócio, com mais eficiência passaremos as informações para nossos telespectadores. É fundamental também para o jornalista trocar experiências com colegas de outros veículos e ouvir especialistas, que enriquecem o conteúdo e nos ajudam a entender melhor como a máquina funciona,” explica Marcio Fernandes, do Canal Rural.

Para Juliana Sampaio, da Folha de Pernambuco, o Agroenergia em Curso permite aos jornalistas, independentemente de seu estado de atuação, um contato mais amplo com representantes do setor de todo Brasil. “Em Pernambuco estamos passando por um momento de seca, com a redução de quase 50% da safra de cana. É interessante ver esse contraponto, pois no Mato Grosso do Sul a safra apresenta boas perspectivas,” afirmou.

“Este encontro voltado para jornalistas é uma boa oportunidade para nós, que escrevemos sobre o setor, conhecermos profundamente a realidade, as necessidades e os gargalos do setor,” finaliza André Passos, do jornal O Hoje (GO).



Fonte: Única

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3