Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Topografia inviabiliza fim das queimadas em canaviais do NE | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Topografia inviabiliza fim das queimadas em canaviais do NE

As queimadas na colheita da cana de açúcar nordestina estão com os dias contados. Falta apenas a data ser definida pela legislação federal. Entretanto, em função das condições naturais da região e da limitação tecnológica, a lei promoverá significativo desemprego e queda produtiva, ampliando prejuízos econômico e social. A tese será defendida pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), nesta segunda-feira (22), às 14h, no Supremo Tribunal Federal (STF), durante audiência pública coordenada pelo ministro Luiz Fux.

Atualmente, a mecanização da colheita é capaz de substituir a prática manual que necessita da queima da palha da cana. Entretanto, o corte da cana crua ainda não é uma realidade eficaz para a região devido a topografia acidentada. Apenas 39% das terras dos canaviais podem ser colhidos por máquinas. “Não temos tecnologia capaz de realizar o corte na maior parte das áreas. É preciso um grande investimento financeiro, o que é inviável para os 22 mil pequenos e médios produtores de cana nordestinos”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida.

Assim, com o advento da lei, os pequenos e médios produtores ficarão impedidos de continuar a atividade. A situação implicará na extinção de 218 mil postos de trabalho. A produção regional é substancialmente em regime de econômica familiar. Dos 24 mil fornecedores nordestinos, 22 mil produzem apenas até mil toneladas. “A lei provocará uma reforma agrária às avessas”, diz Lima, lembrando que o agricultor será obrigado a vender suas terras improdutivas ao grande produtor.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Unida

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3