Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Associações da região de Botucatu recebem visita de equipe avaliadora do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Associações da região de Botucatu recebem visita de equipe avaliadora do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado

Nos dias 21 e 22 de março, representantes da equipe técnica de avaliação designada por meio de Portaria do coordenador da CATI, estiveram na região de Botucatu, visitando três associações que encaminharam propostas de iniciativas de negócio na 2.ª chamada pública do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II.

As visitas in loco fazem parte do processo de avaliação das propostas enviadas, e têm como objetivo conhecer melhor o funcionamento das associações, e aferir se os dados informados nas propostas de iniciativas de negócio são condizentes com a realidade. Dessa forma, é possível ter mais elementos para se realizar uma avaliação justa, que apoie as iniciativas de negócios dos produtores com maior viabilidade socioeconômica e ambiental.

No dia 21 de março, duas associações de Laranjal Paulista foram visitadas; a Associação de Agricultura Familiar de Laranjal Paulista (Afalapa) e a Associação dos Produtores Rurais de Laranjal Paulista (Asplapa). A Afalapa encaminhou uma proposta com 15 produtores envolvidos, que propõe a instalação de um entreposto para recebimento, seleção, padronização e embalagem da produção olerícola do grupo, que funcionará também como um ponto comercial, para facilitar o acesso a novos mercados. Está previsto neste plano a construção da infraestrutura do entreposto e a aquisição de máquinas para embalagem dos produtos. Já a proposta da Asplapa engloba 31 produtores, e propõe a instalação de uma unidade de recebimento, pré-limpeza, limpeza, secagem, armazenamento e beneficiamento de grãos, além de uma fábrica de ração anexa, com a finalidade de agregar valor à produção agropecuária e acessar novos mercados. O empreendimento englobará obras civis e instalações.

No dia 22 de março, foi a vez da Associação de apicultores do Polo Cuesta (AAPC), com sede em Itatinga (SP), receber a visita da equipe.No ano de 2012, a referida associação já teve uma proposta de negócio aprovada no Microbacias II, e está em processo de aquisição de 22 tipos de equipamentos de uso coletivo para o funcionamento e legalização da Casa do Mel, com o objetivo de agregar valor ao produto. No momento, a associação está apresentando uma nova proposta com 16 apicultores, que é complementar à proposta anterior, e que tem por objetivo promover melhorias na estrutura física da Casa do Mel de Itatinga, atendendo às normas do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) e tem como finalidade obter o certificado do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que abrirá novos mercados para a associação.

O engenheiro agrônomo Cláudio Vivan, diretor da CATI Regional Botucatu, considera que o resultado das visitas foi positivo, e que a equipe técnica conseguiu atingir os objetivos esperados. De acordo com Vivan, além do acompanhamento das três propostas da segunda chamada, os funcionários da Regional estão dando suporte para as organizações efetivarem as compras referentes às quatro propostas aprovadas na primeira chamada. Além disso, já se iniciaram os trabalhos de divulgação da terceira chamada do Microbacias II, que está prevista para acontecer no início de abril.



Fonte: CATI On-Line

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3