Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Câmara aprova subvenção a produtores de cana atingidos pela seca | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Câmara aprova subvenção a produtores de cana atingidos pela seca

A bancada do governo federal recua e apoia subvenção a produtores de cana nordestinos em votação da MP 587 na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (19). Os parlamentares da base e da oposição votaram a favor da extensão dos benefícios financeiros aos canavieiros que sofrem com a maior seca dos últimos 40 anos. Os agricultores, segundo o artigo 8 aprovado, serão contemplados com a subvenção de R$ 10 por tonelada de cana fornecida às usinas na safra 2011-12, limitada a 10 mil toneladas.

Após diversas demonstrações de apoio parlamentar na plenária, o líder do governo na casa legislativa, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) decidiu retirar o destaque do artigo 8, liberando a bancada governista para votar a favor da subvenção aos fornecedores de cana. A ação contemplou o desejo do deputado baiano, também do PT, Amauri Teixeira, que solicitou sensibilidade do governo para socorrer os pequenos e médios produtores.

Para o deputado Júlio Cesar (PSD-PI), o suporte financeiro deveria ser ainda maior. Segundo ele, a quantia deveria ser de R$ 20, visto o grande prejuízo da estiagem prolongada. A mesma opinião foi compartilhada por outros deputados. “O subsidio para os canavieiros é legítimo e digno”, disse o líder do Partido Progressista na Câmara, o deputado alagoano Arthur Lira. Ele lembrou que a seca ultrapassou a fronteira do semiárido, chegando a Zona da Mata nordestina.

O líder dos Democratas, o deputado goiano Ronaldo Caiado, que declarou apoio a inclusão do artigo 8, ressaltou a importância da cultura canavieira para a região. “O valor ofertado poderia ser maior”, disse o parlamentar após destacar o grande déficit produtivo em que vive o setor agrícola regional. O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana, Alexandre Andrade Lima, aproveita para agradecer aos deputados pela sensibilidade, com destaque a Pedro Eugênio (PT-PE), que encaminhou a emenda à MP 587, e ao deputado relator Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Encaminhamento - A Medida Provisória segue para votação do Senado, e, se favorável, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. “Vou ajudar no que for possível para que os efeitos da seca sejam, o mais breve possível, debelados”, asseverou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante reunião com os dirigentes da União Nordestina dos Produtores de Cana, no final do mês passado.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3