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Atraso em licenças ambientais inquieta investidores internacionais | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Atraso em licenças ambientais inquieta investidores internacionais

Europeus questionam respeito a contratos na apresentação em Londres


Em um luxuoso hotel de Londres, o governo federal apresentou nesta sexta-feira, para cerca de 400 investidores europeus, perspectivas de investimentos em infraestrutura para os próximos 30 anos no Brasil. A ideia é buscar parceiros em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e trem de superfície. O investimento total previsto chega a US$ 235 bilhões.
Entre os projetos do governo que envolvem o Rio Grande do Sul estão melhorias no porto de Rio Grande e a ferrovia Norte-Sul no trecho entre São Paulo e Rio Grande. O fórum contou com a presença de representantes de bancos, fundos de pensões e seguradoras que assistiram às apresentações e questionaram os palestrantes. Entre os receios dos participantes estavam o cumprimento de contratos e a demora na concessão de licenças ambientais.
– O Brasil tem condições de cumprir contratos – enfatizou Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), demonstrando a preocupação que o governo tem em apresentar um cenário favorável para quem deseja investir no país.
Em relação às licenças ambientais, Coutinho garantiu que o Brasil está empenhado em dar agilidade aos procedimentos.
– Às vezes, demora um pouco mais (um licenciamento ambiental), mas os problemas vêm sendo superados – garantiu o presidente do BNDES.
O Rio Grande do Sul enfrenta dificuldade nessa área. Devido à falta de licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as duplicações da BR-116 (entre Guaíba e Pelotas), do contorno de Pelotas e da BR-386 (entre Tabaí e Estrela) podem ser paralisadas. Sem material para fazer aterros, as construtoras diminuem o ritmo de trabalho. Se a liberação das jazidas já tivesse ocorrido, o ritmo da terraplenagem seria maior, informam as empresas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aguarda a liberação de 51 jazidas para extração do material usado nas obras.
O evento em Londres foi a segunda etapa do chamado road-show do governo brasileiro na busca de investidores.A primeira ocorreu em Nova York, na terça-feira passada. A próxima deverá ser no Japão ainda neste mês.



Fonte: J ocimar Farina

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