Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Usina termelétrica já produz energia usando bagaço da cana, em Goiás | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Usina termelétrica já produz energia usando bagaço da cana, em Goiás

Ainda em obras, unidade está sendo construída em Cachoeira Dourada.
Em junho, energia gerada poderá abastecer cidade de 300 mil habitantes.

Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar o funcionamento de três usinas termelétricas no País, uma delas, situada em Cachoeira Dourada, na região sul de Goiás, já está produzindo energia elétrica com o bagaço da cana-de-açúcar, subproduto extraído durante a produção de álcool.
A unidade começou ser construída em maio de 2012 e ainda está em obras, mas desde janeiro deste ano, iniciou os procedimentos para gerar energia. Gerente industrial da usina, Marcelo Cavalli garante que até junho deste ano a energia elétrica produzida na usina poderá abastecer uma cidade de aproximadamente 300 mil habitantes. E, quando as obras estiveram totalmente concluídas, o fornecimento será ainda maior.
“A capacidade dessa usina quando estiver totalmente pronta será de 2,5 milhões de toneladas de cana, gerando 200 milhões de litros de álcool e até 160 mil megawatts/h durante um ano”, afirma o gerente industrial.
Cavalli explica como funciona a geração de energia elétrica no local: “O bagaço da cana é transportado para uma caldeira, onde ele é queimado na fornalha esquentando a água captado do rio, que se transforma em vapor de alta pressão. Com isso, o vapor move uma turbina, que movimenta um gerador elétrico. Para produzir 1 megawatts, são necessárias 3 toneladas de bagaço”.
De acordo com ele, a energia gerada na usina é transportada através de uma linha de produção que se conecta a uma estação da Companhia Energética de Goiás (Celg) do município.


Brasil Agro: G1/ Brasil Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3