Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
MS: Produtores investem em capacitação em mecanização agrícola | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

MS: Produtores investem em capacitação em mecanização agrícola

O Brasil está entre os países que mais avança no sistema de mecanização de lavouras e florestas em todo o mundo. Segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul ), cerca de 94% do corte da cana-de-açúcar é feito com máquinas em Mato Grosso do Sul.
Para se ter uma ideia, dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Sistema Famasul – SENAR/MS, 17% são voltados para área operar máquinas na área rural. “São 31 treinamentos divididos nas áreas de tratores e implementos agrícolas, aplicação de agrotóxico, colheitadeiras, linha amarela e cana-de-açúcar”, aponta o analista da área de Gestão Profissional do Sistema Famasul – Senar/MS, Raul Alffonso Rodrigues Roa.
Os cursos voltados para a mecanização vão do preparo do solo até a colheita. “Algumas máquinas, antes limitadas a construção civil, estão também no campo, para o preparo do solo (motoniveladora, retroescavadeira e pá carregadeira)”, comenta Roa.
As novidades este ano estão: cursos de “Operação de Trator com Transbordo Canavieiro” e “Plantio Mecanizado de Forrageiras: Milho ou Sorgo”. Este último tem como objetivo treinar tratoristas agrícolas nas técnicas de plantio mecanizado de forrageiras (milho ou sorgo), utilizando trator, plantadeira ou semeadeira, seguindo as recomendações técnicas para a implantação da lavoura.
Já o curso de Transbordo Canavieiro é voltado para aperfeiçoamento e é destinado exclusivamente para usinas. Durante o treinamento, o aluno aprende como operar corretamente o trator com transbordo, seguindo os procedimentos de colheita, além de medidas de segurança pessoal e com o meio ambiente.
No total, os cursos de mecanização do Senar/MS pretendem atingir cerca de 800 produtores e trabalhadores rurais em todo o Estado. As capacitações são gratuitas e as vagas limitadas. Acesse nosso site: www.senarms.org.br .


Fonte: Agora MS/ Brasil Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3