Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Empresas inauguram projeto de energia solar | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Empresas inauguram projeto de energia solar

A Renova Energia entrega hoje em Goiás oficialmente à mineradora Yamana Gold uma planta com geração de energia solar.

O sistema solar fotovoltaico, que converte a luz do sol em eletricidade, propiciará uma economia de 39 mil kWh ao mês à mineradora, o equivalente ao consumo de 27 residências (considerado um consumo brasileiro médio residencial de 120 kWh/mês).

A usina abastecerá toda a área administrativa do projeto Pilar (a 250 km de Goiânia) e ficará na mesma área da planta da Yamana.

Foram necessários cinco meses para a instalação da usina, com potência instalada de 25,65 kW e 135 painéis em terreno em declive.

As empresas não divulgaram o valor do contrato. "Não chega perto de um projeto eólico", diz Mathias Becker, presidente da Renova Energia.

"Mas é importante por ser o primeiro projeto de energia solar distribuída [instalado no próprio local onde será consumida], viabilizado sem subsídios ou verbas a fundo perdido de pesquisa e desenvolvimento", afirma.

Por ser gerada no local, sem custos de transmissão, distribuição e encargos, como se fosse gerada em larga escala do Nordeste, ela se torna mais competitiva, diz.

Para Becker, com experiências sustentáveis do ponto de vista econômico, o governo poderá vir a incentivar mais a energia solar no país.

"O negócio fica em pé e o governo poderá vir a fazer leilões, como fez com a energia eólica", afirma


Fonte: Folha de S. Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3