Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Manejo adaptado e práticas terapêuticas em horticultura são temas | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Manejo adaptado e práticas terapêuticas em horticultura são temas

Com o objetivo de ampliar a produtividade e controlar o ataque de pragas e doenças na olericultura (cultivo de legumes e verduras), com promoção da fertilidade do solo, e melhorar as condições ambientais para as plantas cultivadas, a CATI Regional Avaré realizou no dia 29 de janeiro, o Dia de Campo sobre “Manejo adaptado e práticas terapêuticas em horticultura”. O evento ocorreu na Fazenda Boa Vista, do olericultor orgânico José Guilherme Benedetti, em Arandu, onde 34 pessoas entre olericultores, técnicos e produtores rurais do município e de Avaré tiveram orientações teóricas e práticas sobre o tema. Também estiveram presentes o secretário de Agricultura e Abastecimento de Arandu, Valter Câmara, o agricultor Celso Deolin, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Bairro Anhumas (Apran) e o diretor da CATI Regional Avaré, Eliseu Aires de Melo.

A Casa da Agricultura de Arandu e a Prefeitura Municipal apoiaram a realização do evento que teve como palestrantes principais o agrônomo-homeopata João Nabuco e a engenheira florestal Lívia Moraes, ambos de uma empresa com sede em Águas de Santa Bárbara, especializada no uso de terapias homeopáticas na agropecuária.

A abertura do evento foi feita pelo engenheiro agrônomo Sérgio Faria, da CATI Regional Avaré, que abordou a importância de o produtor rural transformar as condições do solo e do meio ambiente da área cultivada, por meio do uso de técnicas consagradas como a adubação orgânica, adubação verde, compostos orgânicos, adubação mineral de baixa solubilidade, plantio direto, cobertura do solo. Ele também enfocou a necessidade de redesenhar a propriedade com uso adequado de quebra-ventos, plantio na face Norte, cordões vegetais, mapeamento dos talhões e a máxima utilização dos “processos” ao invés da máxima utilização dos “produtos”. “Essas ações libertam os produtores rurais dos pacotes tecnológicos propostos pela agricultura convencional, baseada principalmente no uso de adubos químicos, agrotóxicos, defensivos, pesticidas e inseticidas de alta toxicidade para o homem, os animais e o meio ambiente”, explicou Sérgio Faria.

Homeopatia na agricultura - Na sequência, o agrônomo-homeopata João Nabuco discorreu sobre o histórico da homeopatia desde o médico suíço Paracelso (ano 1500), passando por Samuel Hahnemann (1755-1843), Rudolf Steiner (Antroposofia, agricultura biodinâmica), até os dias atuais com o professor doutor Vicente Wagner Dias Casali, agrônomo que, desde 1996, estuda o uso da homeopatia na agricultura na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais.

Em seguida, Nabuco abordou a ação homeopática no estímulo da força vital das plantas e sua autodefesa, citando exemplos da eficácia do controle de pragas e doenças em viveiros de mudas, cultivos de plantas e criações animais, apontando as vantagens da homeopatia: ser atóxica; de fácil manejo; poder ser aplicada via irrigação e sem período de carência, proporcionando plantas com maior teor de óleos essenciais, brilho, vigor, persistência foliar, raízes rustificadas e ativas. “Com o estímulo homeopático, temos uma ação primária instantânea e uma ação secundária duradoura na planta com efeito acumulativo, natural e fisiológico”, esclareceu Nabuco.

Projeto – De acordo com a responsável pela Casa da Agricultura de Arandu, Helena Giraldi, o município deverá desenvolver um projeto de olericultura com oito produtores integrantes da Apran, visando apoiar e fortalecer o fornecimento de produtos locais para a Prefeitura de Arandu pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Temos a intenção de atuar também no setor de bananicultura, inserindo os produtores da Agrofaria, associação que além da fruticultura trabalha com hortas e peixes cultivados em tanques-rede”, explicou Helena.


Fonte: Casa da Agricultura de Arandu

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3