Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Biodiesel vaza de usina e contamina arroio de Veranópolis | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Biodiesel vaza de usina e contamina arroio de Veranópolis

Técnicos ambientais trabalharam durante toda a tarde na contenção do combustível.
Técnicos ambientais estiveram engajados desde o início da tarde desta terça para conter um vazamento de biodiesel na empresa Oleoplan, em Veranópolis. Conforme o comandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, major Eliel de Souza Roque, um duto que faz a ligação entre dois tanques de armazenamento rompeu e o combustível excedeu a capacidade do dique de contenção.

“A primeira ação foi trabalharmos na contenção do biodiesel que já tinha atingido um córrego e contaminou o Arroio Jabuticaba, que desagua no Rio das Antas. Barreiras foram montadas ao longo do percurso da água para evitar a propagação” explica o major.

Uma equipe de emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi acionada, além de representantes do Ministério Público. Até o final da tarde desta terça, as autoridades não confirmaram a quantidade exata de óleo que vazou e o grau de impacto ao ambiente.

“Temos informação do Ministério Público de que essa empresa já responde ações para adequações do parque industrial. Não sei se alguma delas diz respeito aos tanques que desencadearam o vazamento” comenta o comandante do Batalhão Ambiental.

O Biodiesel é um combustível renovável que não depende do petróleo para ser obtido. Ele pode ser produzido a partir de diferentes tipos de gorduras vegetais como óleo de soja, de milho, canola, mamona, entre outros ou também a partir de gorduras animais como sebo bovino, gordura de frango, etc.

Esse tipo de combustível tem impacto reduzido ao ambiente quando queimado, se comparado ao óleo derivado do petróleo. Em forma líquida, entretanto, causa os mesmos danos na água ou no solo.


Fonte: Brasil Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3