Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Esforço ministerial e emenda parlamentar contra efeito da seca | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Esforço ministerial e emenda parlamentar contra efeito da seca

Nova iniciativa do Governo e da Câmara Federal acende a esperança dos produtores de cana nordestinos que continuam aguardando ações efetivas contra os efeitos da seca que devastou até 35% da produção regional. Os principais defensores dos agricultores têm sido o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o deputado Pedro Eugênio (PT-PE). A reedição do programa de subvenção econômica e a renegociação das dívidas junto às instituições bancárias estão na pauta.

O representante do primeiro escalão do governo Dilma tem se esforçado junto aos ministérios da Casa Civil, Fazenda e da Agricultura para garantir dois pleitos do setor contra os prejuízos da seca. A primeira ação é direcionada ao programa de subvenção econômica. O ministro tem se empenhado para conseguir a liberação do subsídio para os produtores em relação à safra 2011-12. A medida visa auxiliar na recapitalização do agricultor para investir na nova safra, através da liberação de RS 10 por tonelada de cana fornecida no referido período.

Outra iniciativa é a renegociação dos débitos dos agricultores junto aos bancos federais. O ministro apoiou a proposta defendida pela União Nordestina dos Produtores de Cana para que seja negociada a dívida em até cinco anos, além da liberação de novos investimentos. A informação, conforme diz o presidente do órgão de classe, Alexandre Andrade Lima, foi dada pelo próprio Fernando Bezerra Coelho durante reunião nesta quarta-feira (06), em Brasília. “Ele já encaminhou para o Banco do Nordeste avaliar a situação através do FNE”, conta. O dirigente lembra que secas sistemáticas têm dificultado o pagamento.

A Câmara Federal também se sensibilizou contra os efeitos da seca na cultura agrícola do Nordeste. O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) protocolou emenda à MP 603 a favor dos agricultores nesta quarta-feira (06). “A ação tem como objetivo garantir a subvenção financeira aos produtores – medida idêntica ao projeto defendido pelo Ministério da Integração Nacional”, diz Lima. O texto da emenda propõe que, em virtude da seca que afetou a atual safra, seja concedida ajuda financeira extraordinária. A MP foi elaborada pelo governo este ano, para que seja ampliada a liberação de recursos para atender as famílias que foram atingidas pela seca no ano passado.

Protesto – Diante das iniciativas governamentais e do legislativo, os canavieiros cancelaram o protesto que seria realizado durante a visita da presidente Dilma ao Recife, no próximo dia 18. A manifestação estava prevista para reunir aproximadamente 2 mil fornecedores do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Unida

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3