Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Dilma Rousseff promete ampliação de recursos para financiar safra 2013/14 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Dilma Rousseff promete ampliação de recursos para financiar safra 2013/14

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem, durante evento em Cascavel (PR), que o governo federal vai disponibilizar "todo o crédito que o agricultor precisar" para o plantio deste ano. O volume de recursos para financiar a agricultura na safra 2013/14 será anunciado em maio.
Segundo a presidente, os valores vão superar o montante liberado durante o ciclo 2012/13. Na ocasião, o governo liberou R$ 115 bilhões para o Plano Agrícola e Pecuário, além de R$ 18 bilhões para a agricultura familiar. A presidente fez questão de ressaltar que este foi o maior valor já disponibilizado para o financiamento do setor.
"Se gastarem o dinheiro, terá mais. O que gastarem, nós cobrimos. Estamos oferecendo 115 aqui, 18 ali, tudo bilhão", afirmou Dilma, que visitou o Show Rural, evento de tecnologia agrícola promovido pela cooperativa paranaense Coopavel.
No discurso, a presidente disse ainda que o médio produtor, "que antes era esquecido, foi lembrado nos programas". A presidente ressaltou a queda nos juros para a compra de equipamentos e anunciou ainda que está na reta final para criar uma agência voltada para a assistência técnica no campo. A nova instituição, explicou, vai funcionar como um braço da Embrapa.
Dilma aproveitou o evento voltado para o homem do campo para explicar a entrega de retroescavadeiras para 29 municípios paranaenses. Segundo ela, todos os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes vão receber retroescavadeiras e motoniveladoras, dentro da segunda etapa do PAC, como parte da parceria que o governo quer manter com prefeitos de municípios de regiões agrícolas.
"Chegamos a 95 retroescavadeiras e entregaremos 188 até o fim do ano", declarou. Ela abraçou, beijou e falou com todos os 29 prefeitos que receberam uma chave de suas mãos. Dilma prometeu, também, no segundo semestre, entregar caminhões-caçamba. Segundo ela, a medida vai atingir 90% dos municípios do país. A intenção é que esses equipamentos sejam usados para melhorar estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção agrícola.
Foi a primeira vez que um presidente esteve no Show Rural, criado há 25 anos. Entre os acompanhantes de Dilma estava a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, provável candidata do PT ao governo do Paraná, a quem a presidente elogiou, e também o governador do Estado, Beto Richa (PSDB), que deve buscar a reeleição. Gleisi foi bastante aplaudida pelo público.
Dilma disse que não vê partidos políticos para liberar recursos para Estados. "Esse tempo acabou", afirmou, acrescentando que é uma visão "patrimonialista e oligárquica" achar que os recursos pertencem ao governante. "Pertencem ao povo". Ela respondeu à fala de Richa, de que é preciso melhorar a infraestrutura para o produtor rural. Citou programas que mantém com o Paraná e falou que as parcerias com Estados em portos, rodovias é ferrovias são fundamentais para o país crescer.
Ao chegar ao Show Rural, a presidente Dilma Rousseff foi abordada por agricultores que fizeram manifestação contra invasão de terras da região por índios. Eles usaram faixas com as palavras "querem vender máquinas para a Funai" e gritaram "não, não, não, diga não à invasão."


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3