Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Dilma autoriza nova rodada de petróleo | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Dilma autoriza nova rodada de petróleo

A presidente Dilma Rousseff autorizou a realização da 11ª rodada de licitação de petróleo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), recomendação que já havia sido feita pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A rodada está prevista para ocorrer em maio. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
"A presidenta assinou as disposições legais de autorização para realização de 11ª rodada de blocos exploratórios. Inicialmente a rodada previa 174 blocos, mas dois foram excluídos da licitação por questões ambientais", afirmou o ministro. Segundo ele, a lista contém 50% de blocos em terra e outros 50% no mar.
Lobão se reuniu ontem com Dilma, mas afirmou depois da reunião, que não foram tratados assuntos relacionados ao risco de desabastecimento no setor elétrico. No encontro, a presidente também cancelou oficialmente a licitação de blocos exploratórios sob o regime de concessão na região do pré-sal, previstos na 8ª rodada da ANP.
O ministro explicou que o leilão da 8º rodada chegou a ser realizado em 2006, mas no ato de assinatura dos contratos houve suspensão judicial do processo. Em seguida, o CNPE suspendeu a licitação para que o modelo de partilha, em que a União se apropria de boa parte dos ganhos, fosse discutido pelo governo e apresentado ao Legislativo.
A diretora-geral da agência reguladora, Magda Chambriard, explicou que a lei do modelo de partilha, referendada pelo Congresso Nacional, já foi aprovada e, portanto, a assinatura de contratos de concessão com bloco do pré-sal é ilegal.
Segundo Magda, a 11ª rodada cumprirá a função de descentralizar a exploração de petróleo no Brasil. A diretora disse que existe uma região com grande potencial entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Amapá. "Essa é uma área muito pouco contemplada", afirmou.
Lobão também anunciou que, até dezembro, deve ser realizado leilão de bloco exploratório de gás de xisto. O ministro de Minas e Energia negou que a iniciativa tenha qualquer relação com a atual escassez de gás para geração de energia elétrica.
A diretora-geral da ANP disse que as novas rodadas, voltadas para extração de gás, vieram dos investimentos feitos desde 2007 no país, que apontam para um potencial de extração de gás convencional e não convencional. Caso as reservas sejam equiparadas às dos Estados Unidos, o país deverá dispor de reservas de, pelo menos, 500 trilhões de pés cúbicos, estima Magda .


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3