Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Copersucar vive sua lua de fel com a Jamal Al-Ghurair | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Copersucar vive sua lua de fel com a Jamal Al-Ghurair

Há pouco açúcar e quase nenhum afeto nas relações entre a Copersucar e o grupo Jamal Al-Ghurair (JAG), dos Emirados Árabes, seu sócio na companhia de afretamento marítimo Copa Shipping Company.
A convivência entre as duas empresas tem sido marcada por discordâncias estratégicas, disputas de poder de parte a parte e uma mútua indisposição para novos aportes no negócio. O que já era ruim ficou ainda pior com a recente e inesperada guinada na estratégia comercial da Al Khaleej Sugar (AKS), maior refinaria
de açúcar do mundo e controlada pela JAG.
A AKS está reduzindo consideravelmente a compra de açúcar bruto brasileiro em detrimento do produto de origem indiana. A decisão representa um duplo baque para a Copersucar, seja no seu core
business, seja pelo flanco logístico. A cooperativa paulista é a maior fornecedora brasileira da commodity para a empresa dos Emirados Árabes.
Ao mesmo tempo, embora opere também para terceiros, a maior parte da carteira de afretamentos da Copa Shipping está ancorada no transporte de açúcar bruto para Dubai, justamente para a AKS. Procurada, a Copersucar negou as desavenças.
A postura da AKS de, pouco a pouco, virar as costas para o mercado brasileiro lança uma tormenta de dúvidas em relação ao próprio futuro da Copa Shipping. A direção da Copersucar tem feito gestões junto à holding JAG na tentativa de retomar as vendas de açúcar para a AKS dentro dos padrões históricos.
O cenário, no entanto, é cada vez mais hostil à empresa brasileira. Ao longo deste ano, a AKS deverá comprar mais de 100 mil toneladas de açúcar indiano e a expectativa é que este volume seja duplicado em 2013. O grupo de Dubai tem os números a seu favor. Alega que, na média dos últimos meses, tem comprado a tonelada
do açúcar produzido na Índia a um valor US$ 20 mais baixo do que o fixado pela Copersucar e outras usinas brasileiras. O navio parece navegar com um rombo no casco.
De acordo com fontes próximas à cooperativa paulista, seus acionistas já avaliam a possibilidade de abandonar o barco e vender suas ações na Copa Shipping. Devido às peculiaridades do negócio e à dificuldade de outro investidor atracar na empresa, correm o risco de vender suas ações a um valor depreciado para a própria JAG.


Fonte: Brasil Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3